Nesta terça-feira 10/05, recebemos em nossa escola a enfermeira Elaine, a ACS Juliana para realizar ação do programa PSE.
O tema abordado foi MAIO AMARELO.
Para explanar sobre o assunto com os pequenos foram convidados os policiais militares Sargento Senra e o soldado Crepaldi. As crianças prestaram atenção e participaram respondendo perguntas simples sobre o trânsito.
MAIO AMARELO
Atenção pela Vida
Com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito, durante todo o mês de maio acontecerá a campanha Maio Amarelo. Utilizando um fitilho amarelo como símbolo, o movimento internacional quer mobilizar a sociedade e conscientizar o público para tornar o trânsito mais seguro e diminuir os acidentes.
O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade está convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres.
Por que Maio Amarelo?
A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo. Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.
No Brasil
A expectativa é que o movimento tenha proporções como a Semana Nacional do Trânsito,através da realização de eventos, ações, palestras, comemorações e trabalhos educativos para ajudar na educação no trânsito do país.
O número de mortes no trânsito no Brasil tem ultrapassado até mesmo as mortes causadas por câncer no país – aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. Até o fim deste ano, o governo pretende reduzir o número para 11 mortes por 100 mil habitantes.
Dados do Paraná disponíveis no arquivo anexo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário